Anísio Feitosa

Anísio Feitosa é tanto genial, quanto polêmico. Suas posições rígidas ou  ideológicas contrastam com as cores, profundidade e leveza de suas fotos. Confira a seguir alguns pensamentos do artista, que, assim como suas fotos, retrata seu modo único de enxergar o mundo: através das palavras e da fotografia.


Sobre a fotografia
A fotografia não é uma brincadeira. É muito misterioso o ato de que um click possa representar um  único momento, uma seqüência, ou um “grand finale”. Não apenas sua imagem, mas sobretudo aquilo que ela representa, aquilo que ela realmente é. Que maravilha! Não seria isso mais surpreendente do que todas as coincidências do mundo?

Sobre a vida
A vida é um eterno recomeço. E apesar das aparências, entre as luzes e as sombras, muitas das suas etapas ficam registradas na mente, no corpo e no coração. E por que não deixá-las em fotos?
Assim é que me encontro. Nesta metamorfose em que o melhor registro é através da arte de fotografar, que apesar de transparecer um momento, não esclarece seu real conceito.
Muitas vezes não gravamos nossos pensamentos, não concretizamos nossos sonhos, não revelamos nosso caminho, mas a foto se revela em si, mesmo que em sentido contrário.


Como o vejo
''ele está constantemente em alerta diante dos dilacerantes, ardentes ou doces acontecimentos do mundo, refletindo-os na forma como realiza sua obra – a expressão da arte através da fotografia,  muitas vezes com ouvidos de um músico, com a desenvoltura de um ator, com as mãos de um pintor ...''
É assim que o vejo.
E mesmo que as palavras tenham sido duras, os olhares severos, as rosas com espinhos, nunca deixei de te amar.


Haidée Denise